A arte de Fotografar

Fotografar é poder congelar um momento para guardar uma recordação, seja ela da família, dos amigos ou até mesmo de algum lugar, assim todos nós imaginamos que seja.

Pra mim a fotografia tem um significado a mais, além de ser uma terapia que pratico sempre que posso, a fotografia tem o poder de afinar ainda mais o nosso olhar, como de perceber e enxergar detalhes que para muitos passam despercebidos, além de ser uma arte que expressa emoções e sensações nem sempre perceptíveis.

Cada fotografia mostra muito mais que apenas imagens, pois se pararmos e repararmos, podemos ver formas e desenhos e todo um significado, para muitos podem ser apenas um retrato, mas em uma fotografia existe uma bela obra arte.

Por exemplo, Henri Cartier Bresson que fez história com sua fotografia, considerado o pai do fotojornalismo, Cartier com uma Leica de bolso conseguiu expressar mais do que fotografia, ele conseguiu dar todo um sentido a esta arte, pois pensava e agia como um artista.

Olhando esta foto você pensa, é apenas uma foto de um homem pulando uma poça d´água, correto? Aí eu lhe digo, não, é um homem pulando uma poça, mas se reparar parece que ele está andando sobre o espelho d´água, a água forma um espelho e toda as imagens se repetem.

Cartier é um fotografo que conseguiu dar vida as fotografias, pois os seus retratos não mostram só imagens, mas sim, formas, movimento e desenhos maravilhosos.

Esta foto mostra a repetição, Cartier, também era mestre em duplicação de imagens, pessoas e ambiente, nesta foto você vê duas senhoras andando e duas estátuas nos pilares.

Clique aqui e veja uma galeria de fotos do Henri Cartier Bresson.

Saiba mais sobre Henri Cartier Bresson clicando aqui.

E já que estamos falando de fotografia, no SESC AQA está acontecendo uma Exposição dos registros do arquiteto Argus Caruso Saturnino feitos ao longo de sua aventura ciclística ao redor do mundo.

O conjunto das imagens compõe uma narrativa capaz de conduzir o público por universos distintos. São cidades, vilas, tribos, casas, montanhas, rochas, mares e veredas que contam memórias, costumes e religiões num movimento cuja circularidade leva sempre a novos caminhos, vale a pena conferir!

O arquiteto não é fotografo, mas registrou sua aventura, pois a fotografia nos proporciona isso, não precisamos ser fotógrafos para fotografar, precisamos ter apenas uma câmera e clicar.

Serviço

28/09 a 04/03/12. – Terça a sexta, das 13h30 às 21h30; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Piso Térreo. Agendamentos para turmas na central de atendimento.

Também no SESC está acontecendo a Exposição Fotográfica CAPOEIRA, a mostra é resultado de pesquisa para um livro homônimo, trilingue (em português, inglês e espanhol), que apresenta a história da capoeira, desde o seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje. Fotos de André Cypriano.

De 24/10 a 30/11 na sala Multiplo 2.

Bom final de semana e se for com fotografia, melhor ainda!

Anúncios

2 respostas em “A arte de Fotografar

  1. Ola, estou realmente feliz que eu encontrei esta informacao. Bloggers hoje apenas cerca de publicar fofocas e coisas do liquido e este eh realmente irritante. Um bom site com conteudo interessante, que eh o que eu preciso. Obrigado por tornar este site, e estarei visitando novamente. Voce faz newsletters? I Cant encontra-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s